Edital Curso de Lideranças

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia de olho no futuro da nossa profissão  

 

Objetivos do Curso de Lideranças

O Curso de Lideranças é intenso e focado em preparar aqueles que gostariam de servir a profissão nas suas várias facetas que envolvem educação, prevenção de cegueira, educação de pacientes e relacionamento profissional principalmente com o Governo (Estadual e Federal). Não se trata de um curso de gestão ou negócios ou um programa que oferece um título acadêmico que permitirá avanço profissional. 

Deixando mais claro sobre a iniciativa: o “CBO Jovem” foi fundado durante a gestão do Dr. Harley Bicas com o objetivo de engajar, junto ao CBO, jovens oftalmologistas desde a residência até o início de sua carreira. Já o Curso de Lideranças é para aqueles que estão trabalhando há alguns anos, sentiram as dificuldades de se estabelecer profissionalmente e agora querem servir a profissão para de alguma forma melhorar a qualidade e padrões que guiam o exercício da oftalmologia. Claro que algumas pessoas poderão fazer parte dos dois programas (CBO-JOVEM e Curso de Lideranças) em um determinado momento da sua vida profissional, mas não necessariamente. Participantes do Curso de Lideranças precisam ver esse curso como uma chance de autodesenvolvimento para melhor servirem a profissão.


Edital para a terceira turma já está disponível. Veja os critérios para participar e envie sua documentação até xxx

Não existe inscrição para o curso. Os candidatos devem ser nomeados pelo (a) presidente (a) das Sociedades Estaduais de Oftalmologia, Sociedades de Especialidades filiadas ao CBO ou integrantes do Conselho de Diretrizes e Gestão da entidade, desde que obedeçam as seguintes normas:

1- Demonstrar potencial e interesse de engajamento na profissão no âmbito organizacional e político.

2- O candidato deve ser associado ao CBO por pelo menos cinco anos

3- O candidato deve aceitar participar em todas as atividades curriculares do Programa de Lideranças (veja edital)

4- O candidato deve ser membro titular da sociedade que o nomear

O Edital do Curso de Lideranças está disponível no link abaixo e também será enviado por e-mail às Sociedades de Oftalmologia Estaduais (CBO Estados), Sociedades de Especialidades filiadas ao CBO e aos membros do CDG. 

As sociedades interessadas devem procurar informações diretamente com o CBO (www.cbo.com.br) ou por e-mail com o Sr. Fabrício (assessoria@cbo.com.br). Auto-nomeações e indicações de parentes não serão aceitas, pois o objetivo é a ampla participação e oportunidade para todos os membros.   

Seleção do(a) Candidato(a)

O Comitê de Seleção do CBO-Desenvolvimento de Lideranças revisará e selecionará os(as) participantes com base na avaliação dos formulários de nomeação recebidos antes de 20 de Junho de 2015 (Os formulários incompletos ou que sejam recebidos depois de da data limite (23:55 horário de Brasília) não serão avaliados). Não haverá prorrogação deste prazo. 

Coordenadores do Curso de Lideranças

Gustavo Victor (diretor)
Pedro Carricondo
Alexandre Ventura

 

 

Realização

  

 

 

Milton Ruiz Alves 
Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia

       

 

Gustavo Victor
Coordenador do CBO-Jovem

 

Apoio 

 
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD

"Edital Curso_Lideranças"                 "PROGRAMA DE LIDERANÇAS - Formulário de nomeação"