Quem Somos

A Comissão do CBO-Jovem foi criada na gestão do professor Harley Edson Amaral Bicas (2005/2007). Nasceu com o claro objetivo de criar uma sistemática que possibilitasse a reunião dos jovens oftalmologistas e com isso promover atividades para estimular a participação deste grupo na vida associativa da especialidade.

Deste a sua criação, a Comissão CBO-Jovem passou por todas as transformações necessárias para lapidar suas atividades em busca da excelência em todos os campos e setores. Essas transformações foram necessárias para aperfeiçoar seu desenvolvimento e amadurecimento, além do contato entre os médicos e a comissão.

Com o início da gestão do professor Milton Ruiz Alves (2013-2015), o  Dr. Gustavo Victor foi encarregado para ser o elo entre a Diretoria CBO e a Comissão, passando então a coordenar todas as atividades relacionadas aos jovens oftalmologistas. Sua missão era reorganizar o grupo, criar um novo portal, contribuir para a atualização constante desta ferramenta de comunicação e elaborar demais atividades científicas, como os Simpósios e Cursos, além de aperfeiçoar a comunicação com os jovens oftalmologistas.

Com o início deste novo trabalho surgiu o site do CBO-Jovem (www.cbojovem.com.br), que nasceu com a missão de ser o fórum eletrônico primordial para unir todos os colegas em início de carreira e, por meio desta ferramenta digital, buscar elucidar todas as dúvidas referentes a este grande desafio que é vencer na carreira da Especialidade.}

Neste novo Portal haverá espaço exclusivo para dicas, notícias e grande destaque para a Ciência da Oftalmologia, com a edição de cursos inéditos e voltados para as necessidades do grupo, além de todas as informações sobre a defesa das prerrogativas profissionais dos médicos oftalmologistas, administração de clínicas, consultórios e hospitais e para potencializar a troca de experiência entre colegas de todo o Brasil e mesmo do exterior.

Some a este novo portal os tradicionais Simpósios elaborados a cada grande Congresso do CBO. Em 2014, em Pernambuco, a Comissão do CBO-Jovem preparou cuidadosamente um simpósio voltado para as principais informações que o jovem oftalmologista quer e precisa saber para iniciar sua carreira. A grade deste evento pode ser acessada aqui.

A Comissão CBO-Jovem está muito interessada na atualização científica dos colegas. Para isso, irá preparar a gravação de cursos e materiais audiovisuais sobre diferentes temas da oftalmologia e disponibilizar para todos os seus membros associados ao CBO!

O CBO-Jovem tem todo o potencial e a infraestrutura para unir todos os jovens médicos que praticam a nossa Especialidade pelo País. Todas essas atividades são pensadas e voltadas para você, jovem oftalmologista. Aproveite os canais de comunicação para enviar críticas, sugestões, ideias e materiais que queira compartilhar com seus colegas, afinal, a luta por um futuro promissor, por certo, é mais fácil quando feita coletivamente. 

Milton Ruiz Alves

Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia

 
Gustavo Victor

Coordenador do CBO-Jovem