Seminário Mais Acesso à Saúde Ocular

Clique na imagem abaixo e confira o documento com as 20 propostas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia para aumentar a inserção do médico oftalmologista na atenção básica do SUS.


 

Confira aqui o áudio na íntegra dos principais trechos do Seminário "Mais Acesso à Saúde Ocular, que foi realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, no Senado Federal em 03 de dezembro de 2014.

 

Abertura do Seminário que foi coordenado pelo professor doutor Marcos Pereira de Ávilla Senadora Lúcia Vânia (PSDB / GO)


O professor doutor Milton Ruiz Alves, presidente do CBO, abre o bloco I - Inclusão do Médico Oftalmologista nas Ações de Atenção Básica - no Seminário Mais Acesso à Saúde Ocular!


 

O Coordenador de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde, José Eduardo Fogolin Passos, foi o representante da instituição no Seminário Mais Acesso à Saúde Ocular. Veja sua apresentação!


O Coordenador da Câmara Técnica de Oftalmologia do CFM, José Fernando Maia Vinagre, também abrilhantou as discussões do Seminário Mais Acesso à Saúde Ocular. Veja seu depoimento!


O tesoureiro do CBO, Mauro Nishi, abre o bloco II - Ampliação da Inserção do Médico Oftalmologista nas Áreas de Interesse do SUS - no Seminário Mais Acesso à Saúde Ocular. Ouça!


O Deputado Federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), grande defensor da oftalmologia, também marcou presença no evento. Ouça seu depoimento.


Ouça o trecho ministrado pelo doutor José Santos, que foi o representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).



O professor de oftalmologia da Universidade Federal de Goiás e Especialista em Telemedicina, Alexandre Chater Taleb abriu o terceiro bloco - Fortalecimento da Política de Educação Permanente com a Integração Ensino-Serviço, do Seminário Mais Acesso à Saúde Ocular. Ouça!


Considerações!

O professor doutor Adamo Lui Netto fala sobre a importância do evento e da iniciativa do CBO




Confira as considerações finais do médico oftalmologista e coordenador do curso CBO de Lideranças, Alexandre Ventura!


A presidente da Associação Pan-Americana de Oftalmologia (PAAO), Ana Luisa Hofling de Lima, abrilhantou o evento com sua presença. Ouça suas considerações!


A Deputada Estadual pelo PSB-BA, Fabíola Mansur, também participou do evento. Ouça!


O médico oftalmologista e Deputado Federal eleito por Roraima, pelo PMN, Hiran Gonçalves, teceu suas considerações sobre a iniciativa do CBO em realizar o Seminário Mais Acesso à Saúde Ocular. Ouça!


O Deputado Federal Édson Edinho Coelho Araújo (PMDB-SP) foi outra liderança política a fazer suas considerações sobre o Seminário Mais Acesso à Saúde Ocular. Ouça!


O professor doutor Homero Gusmão de Almeida parabeniza a proatividade do CBO na elaboração do Seminário Mais Acesso à Saúde Ocular. Ouça!



O professor doutor Jacó Lavinsky também marcou presença neste importante evento para a saúde ocular e manifesta sua satisfação com a evolução da oftalmologia nos últimos vinte anos. Ouça!

A professora doutora Liana Ventura, que presidiu de forma brilhante o último XXI Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, também marcou presença no Seminário. Ouça suas considerações!


O médico oftalmologista Newton Andrade fala sobre a importância da otimização dos recursos. Ouça


O professor doutor Paulo Augusto de Arruda Mello parabeniza a forma construtiva e produtiva com que o Seminário foi realizado. A semente foi muito bem plantada. Ouça!


A médica oftalmologista de Botucatu, Silvana Artioli Schellini, lembra do compromisso brasileiro com o projeto Visão 2020 e que as propostas apresentadas contribuem para este ideal. Ouça!


O professor doutor Suel Abujamra também deu seu depoimento sobre o evento. Ouça!


Perguntas e Respostas


O professor doutor Paulo Augusto de Arruda Mello faz a seguinte pergunta para José Eduardo Fogolin Passos: "O Ministério tem pensado nesta reforma de logística para o atendimento da refração no País?". Ouça a resposta!


A Deputada Estadual pela Bahia e médica oftalmologista, Fabíola Mansur, solicita o apoio ao Deputado Federal por São Paulo, Arlindo Chinaglia, para reforçar ao Ministério a importância do orçamento prioritário para a oftalmologia. Ouça!