CBO - Conselho Brasileiro de Oftalmologia - Eleições CBO 

Eleições CBO

Com base no contido no parágrafo único do artigo 25 do Estatuto do Conselho Brasileiro de Oftalmologia – CBO, o Presidente da entidade, abaixo assinado, no uso de suas atribuições legais, convoca os associados para a votação, com a finalidade de eleger os dirigentes da entidade para o mandato de 1º de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2019, no dia 07 de setembro próximo vindouro, das 09h00 às 15h00, no estande do CBO, durante o 61ºCongresso Brasileiro de Oftalmologia, no Centro de Eventos do Ceará (CEC) – Fortaleza/Ceará (Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz, Fortaleza - CE, 60811-341).

Critérios para a inscrição das candidaturas

A eleição do Presidente, Vice-Presidente e Secretario-Geral, membros Titulares do CDG, bem como do Conselho Fiscal “Professor Heitor Marback” será realizada durante o 61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, por voto direto e secreto, observado o disposto no Regimento Interno.

A apresentação das candidaturas deverá ser feita por meio de ofício dirigido ao Secretário Geral, até o dia 30 de junho. Esse ofício deverá estar acompanhado de certidão negativa de débitos de cada candidato.

Para concorrer aos cargos de Presidente, Vice-Presidente e Secretário Geral ou integrar o Conselho Fiscal “Professor Heitor Marback”, é necessário cumprir o que determina o Estatuto e o Regimento Interno do CBO.

Para concorrer a Membro do Conselho de Diretrizes e Gestão é necessário ser associado na categoria Titular há mais de 5 (cinco) anos, estar em dia com o pagamento da anuidade e se inscrever em consonância com o Estatuto e o RI.

Quem poderá votar?

Poderá votar somente associados Titulares (na qual se incluem os portadores de Título de Especialista em Oftalmologia concedido pelo CBO/AMB ou pelo MEC/CFM) em dia com suas obrigações perante o CBO, comprovada pela quitação da anuidade do ano em curso até 30 dias antes da eleição.

A eleição será realizada durante o 61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, em Fortaleza/ Ceará - no Centro de Eventos do Ceará, dia 07/09/17 – quinta-feira, entre 9h:00 e 15h:00 , no ESTANDE DO CBO por voto direto e secreto.

De acordo com o Estatuto:

Art. 28 Cada associado poderá votar uma única vez, não sendo admitido voto por procuração.

Art. 29 O associado terá que comprovar a sua adimplência para assinar a lista de presença que servirá de base para a verificação e comprovação do quórum.

De acordo com o Regimento Interno

Art. 16. A eleição será feita por cédula única da qual constará todas as chapas e o nome de todos os candidatos ao CDG, por ordem de inscrição.

Art. 17. Caberá ao eleitor assinalar graficamente a chapa e o candidato de sua preferência. O voto para membro do CDG será individual e serão considerados eleitos os 4 (quatro) que obtiverem maior número de votos.

Art. 18. Cada associado poderá votar uma única vez, não sendo admitido voto por procuração.

Observação:

Art. 62 O resultado da eleição será divulgado na Assembleia Geral do Congresso.

§ 1º O mandato da Diretoria Executiva é de 2 (dois) anos com início no dia 1º de janeiro do ano seguinte ao de sua eleição.

§ 2º Os meses de transição que se seguem da eleição ao início do novo mandato servem para entrosamento e transferência dos atos de gestão, realização de auditoria, prestação de contas e elaboração de relatório circunstanciado de final de mandato.