CBO - Conselho Brasileiro de Oftalmologia - Solicitação de Credenciamento 

Solicitação de Credenciamento

São Paulo, 09 de fevereiro de 2017.
CBO/CE 192.

 

Ref.: Manifestação de interesse para credenciamento de Curso de Especialização.

 

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia inicia o processo de manifestação de interesse para credenciamento de novos Cursos de Especialização em Oftalmologia e aumento de vagas. Serão levados em consideração locais/regiões que apresentam maior necessidade de implementação de centros formadores de oftalmologistas (de acordo com o Censo CBO 2014).

Após verificar as normas de credenciamento de Cursos de Especialização, determinadas pelo Regimento Interno do CBO, os interessados devem preencher os dados, exclusivamente pelo sistema online disponível no site do CBO www.cbo.com.br, em Ensino - Manifestação de Interesse.

Para preenchimento dos dados do sistema online é necessário ter disponível para anexar:

  • Ofício encaminhado ao Dr. Homero Gusmão de Almeida, Presidente do CBO e Dr. José Augusto Alves Ottaiano, Coordenador da Comissão de Ensino, manifestando o interesse pelo credenciamento ou aumento de vagas, identificando a Instituição solicitante e justificativa da solicitação. Assinam o ofício o responsável pela Instituição e o oftalmologista indicado para a coordenação do Curso de Especialização, respeitadas as normas do Regimento Interno do CBO.

  • Cópia do Estatuto ou Contrato Social da Instituição em que o Ensino conste entre as finalidades da Instituição.

  • Cópia dos Programas de Ensino Teórico e Prático.

  • Cópia de todos os contratos de trabalho e/ou vínculos empregatícios do coordenador e demais docentes.

  • Informação do link da Plataforma Lattes de todos os docentes, os que não possuem devem providenciar o cadastro no site http://lattes.cnpq.br/

O responsável deve preencher todas as informações que constam do sistema online, disponível no site do CBO. 

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia, após a análise dos documentos orientará a Instituição que estiver de acordo com as normas estipuladas, que efetue o pagamento de taxa no valor de R$ 9.000,00 (nove mil reais) para novos credenciamentos e R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais) para solicitações de aumento de vagas, equivalentes às despesas afins para que a avaliação seja completada com a realização de vistoria. Os dados bancários para o depósito serão informados posteriormente. 

A documentação que for recebida completa no CBO até o dia 12 de maio, será analisada, o serviço que se enquadrar nos critérios estabelecidos pelo CBO será vistoriado e, quando indicado pela Comissão de Ensino o pedido de credenciamento será submetido ao Conselho Deliberativo que se reunirá em Fortaleza/CE, durante o Congresso o 61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia.

Cronograma a ser cumprido

  • 03/abril – 12/maio – preenchimento completo no sistema online.

  • 05/junho – 11/agosto – Comissão de Ensino do CBO analisa as documentações e realiza as vistorias dos serviços que enviaram toda a documentação exigida e estiverem dentro das normas estabelecidas.

  • 06/setembro – Diretoria do CBO apresenta ao Conselho Deliberativo os serviços indicados pela Comissão de Ensino para credenciamento. 

O credenciamento dos novos cursos e/ou aumento de vagas aprovados pelo Conselho Deliberativo tornam-se válidos, a partir de 2018. 

Solicitações encaminhadas incompletas ou após o prazo final estipulado não serão conhecidas, não cabendo solicitação de inclusão neste processo. 

Em caso de dúvida deve encaminhar e-mail para credenciamento@cbo.com.br.

 

Atenciosamente,  

Prof. Dr. Homero Gusmão de Almeida
Presidente 

 
Regimento interno - Comissão de Ensino

Características dos Cursos de Especialização e Programa Mínimo

Sistema online de preenchimento