Quem Somos

Fundado em 1941, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) é uma associação científica e cultural de médicos oftalmologistas. Principal entidade representativa da especialidade no Brasil, o CBO tem como missão fundamental a promoção da saúde visual e ocular da população. Para atingir essa meta, o Conselho desenvolve várias ações em defesa do aprimoramento técnico-científico e ético dos médicos oftalmologistas e também na defesa de suas prerrogativas profissionais. As finalidades do CBO estão definidas em seu Estatuto.

O CBO é filiado à Associação Médica Brasileira (AMB), à Associação Pan-Americana de Oftalmologia (APAO) e ao International Council of Ophthalmology (ICO).

Atividades

O Conselho edita duas publicações periódicas (o Jornal Oftalmológico Jota Zero e a revista Arquivos Brasileiros de Oftalmologia), organiza os mais importantes congressos de Oftalmologia do Brasil e, juntamente com a AMB, é responsável pela emissão do Título de Especialista em Oftalmologia.

Atualmente, 95 Cursos de Especialização em Oftalmologia são credenciados pelo CBO, condição obtida após o cumprimento de várias exigências em termos de titulação dos professores, carga horária e condições de ensino. O CBO também promove anualmente a Prova Nacional de Oftalmologia para a emissão do título de especialista e para a avaliação permanente da qualidade do ensino da especialidade no Brasil.

A preocupação do CBO com a formação científica do médico oftalmologista também é manifestada pela edição da revista Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, publicação iniciada em 1938 e mantida até a década de 70 pela família Belfort Mattos. A revista passou por uma série de aperfeiçoamentos e consolidou sua posição de destaque no cenário científico-oftalmológico mundial. Foi a primeira publicação médica do Brasil a ter edição em CD-ROM (distribuída aos participantes dos congressos) e mantém um site bastante dinâmico e elogiado, além de estar indexada no SciELO (Scientific Eletronic Library Online), na Medline e em outras bases de certificação científica internacionais.

Educação continuada

Outra grande contribuição do Conselho, ao aprimoramento científico de cerca de 17 mil médicos oftalmologistas, está relacionada a realização do Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Uma vez por ano, a nata da Oftalmologia nacional é reunida para discutir o que existe de mais atual na ciência da Especialidade, em um evento considerado o segundo maior em Oftalmologia de todo o mundo!

Desde 1996, o CBO desenvolve vários Programas de Educação Continuada em Oftalmologia com o objetivo de favorecer a constante atualização científica dos médicos oftalmologistas. A entidade também é responsável pela elaboração e edição de coleções de livros básicos sobre os vários temas ligados à oftalmologia, que são distribuídos aos Cursos de Especialização e comercializados em condições especiais para alunos e associados.

Estrutura

O CBO conta com 15 funcionários e colaboradores que trabalham na Secretaria Geral, divididos entre os departamentos administrativo/financeiro, assessoria da diretoria, assessoria geral, CBO-Brasília, cadastro, científico, ensino, imprensa, redação do Jornal Jota Zero e Revista Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, jurídico, expedição/almoxarifado e copa.

A sede do CBO está localizada em São Paulo (SP), na rua Casa do Ator, nº 1117, 2º andar – Vila Olímpia, telefone (11) 3266-4000.