CBO - Conselho Brasileiro de Oftalmologia - Quem Somos 

Quem Somos

Fundado em 1941, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) é uma associação científica e cultural de médicos oftalmologistas. Principal entidade representativa da especialidade no Brasil, o CBO tem como missão fundamental a promoção da saúde visual e ocular da população. Para atingir essa meta, o Conselho desenvolve várias ações em defesa do aprimoramento técnico-científico e ético dos médicos oftalmologistas e também na defesa de suas prerrogativas profissionais. As finalidades do CBO estão definidas em seu Estatuto.

O CBO é filiado à Associação Médica Brasileira (AMB), à Associação Pan-Americana de Oftalmologia (APAO), ao International Council of Ophthalmology (ICO) e membro da International Agency for the Prevention of Blindness (IAPB).

Atividades

O Conselho edita quatro publicações periódicas, sendo uma delas institucional, o Jornal Oftalmológico Jota Zero; a Revista Veja Bem, voltada para educação do paciente e as revistas científicas Arquivos Brasileiros de Oftalmologia e eOftalmo. O CBO também organiza os mais importantes congressos de Oftalmologia do Brasil e, juntamente com a AMB, é responsável pela emissão do Título de Especialista em Oftalmologia.

Atualmente, 99 Cursos de Especialização em Oftalmologia são credenciados pelo CBO, condição obtida após o cumprimento de várias exigências em termos de titulação dos professores, carga horária e condições de ensino. O CBO também promove anualmente a Prova Nacional de Oftalmologia para a emissão do título de especialista e para a avaliação permanente da qualidade do ensino da especialidade no Brasil.

Educação continuada

Outra grande contribuição do Conselho ao aprimoramento científico de cerca de 17 mil médicos oftalmologistas está relacionada a realização do Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Uma vez por ano, a nata da Oftalmologia nacional é reunida para discutir o que existe de mais atual na ciência da Especialidade, em um evento considerado o segundo maior em Oftalmologia de todo o mundo.

Desde 1996, o CBO desenvolve vários Programas de Educação Continuada em Oftalmologia com o objetivo de favorecer a constante atualização científica dos médicos oftalmologistas. A entidade também é responsável pela elaboração e edição de coleções de livros básicos sobre os vários temas ligados à oftalmologia, que são distribuídos aos Cursos de Especialização e comercializados em condições especiais para alunos e associados.

Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001

Em 05 de julho de 2011, o CBO conquistou a certificação ISO 9001:2008, selo ímpar que reconhece a qualidade dos processos na gestão da entidade.

Nos últimos oito anos, a entidade passou por diversas auditorias externas para manter e recertificar este selo. As auditoras foram realizadas pela DQS do Brasil – empresa alemã de certificação e implantação de Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) -, que atestou a eficiência e a eficácia de todos os processos relacionados ao SGQ. O CBO foi aprovado em todas as auditorias.

Em 14/06/2017 um novo desafio: a entidade trabalhou para certificar o seu SGQ para a nova versão da norma, a ISO 9001/2015, que foca na avaliação dos riscos e oportunidades. Novamente, o desafio foi vencido e o CBO se tornou uma das empresas pioneiras a conquistar esta certificação.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia continua trabalhando na melhoria contínua de todos os seus processos com o objetivo de oferecer ao colega associado o melhor atendimento. Para isso, elaborou a seguinte Política da Qualidade:

Por meio do comprometimento da Liderança e colaboradores, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia busca no aprimoramento do ensino, estímulo à pesquisa em Oftalmologia e defesa profissional do oftalmologista:

Respeitar os compromissos assumidos visando sempre a satisfação profissional do associado;
Desenvolver aptidões e capacitar nossos colaboradores;
Garantir infraestrutura adequada e de funcionamento;
Melhoria contínua dos processos administrativos;
Atendimento aos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade

Estrutura

O CBO conta com 17 funcionários e colaboradores que trabalham nos departamentos de gerência, assessoria, ensino, científico, imprensa e administrativo.

A sede do CBO está localizada em São Paulo (SP), na rua Casa do Ator, nº 1117, 2º andar – Vila Olímpia.