Oftalmologia em Notícias

Em São Gonçalo, 6 mil pacientes serão atendidos em ação promovida por médicos oftalmologistas para prevenir e tratar o diabetes

Em São Gonçalo, 6 mil pacientes serão atendidos em ação promovida por médicos oftalmologistas para prevenir e tratar o diabetes

Mais de 6 mil pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), em São Gonçalo (RJ), serão beneficiados por um projeto criado por médicos oftalmologistas que atuam no município e estão mobilizados para tornar novembro um período de conscientização a respeito do diabetes, em especial com respeito à retinopatia diabética, complicação que pode levar à cegueira. A iniciativa, que conta com apoio institucional do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), integra o calendário com uma série de iniciativas que ocorrerão em diferentes estados, nesse período, como parte da luta contrao diabetes em escala mundial.

As comemorações pelo Novembro Azul incluem ainda o projeto 24 horas pelo Diabetes, coordenado pelo CBO. Em 21 daquele mês, a população terá acesso pelo canal do CBO no Youtube a reportagens, entrevistas, palestras e sessões de teleorientação com médicos. Esse foi o meio que a entidade nacional encontrou para driblar a Covid-19, cujos cuidados exigem evitar aglomerações. Em São Gonçalo, os médicos também usaram a criatividade e lançarão mão de tecnologia para reforçar os cuidados aos seus pacientes.

Acompanhamento - A partir da segunda quinzena de novembro, o H. Olhos de São Gonçalo levará às Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade equipamentos especializados para a realização da retinografia digital em portadores de diabetes que já fazem acompanhamento regular. Cerca de 500 pessoas serão beneficiadas a cada mês. Os organizadores anunciam que o trabalho, que terá início em 2020, deve se estender até dezembro do ano que vem.

De acordo com o coordenador do projeto em São Gonçalo, Eduardo Kestelman, neste ano, no município, a pandemia de Covid-19 exigiu uma mudança na estratégia para prevenção da retinopatia diabética, que contará com auxílio da tecnologia. “Ao utilizar o telediagnóstico, o objetivo é estimular o distanciamento social e evitar aglomerações, levando, assim, assistência de forma segura aos pacientes”, complementou o médico oftalmologista.

O fluxo estabelecido prevê a alocação de um técnico capacitado nos postos de saúde selecionados. Ele convidará os pacientes que vão à unidade para buscar insulina, comprimidos, fitas de glicemia e outros insumos nas unidades para fazer a retinografia. As imagens capturadas presencialmente pelo técnico serão enviadas para análise à distância do médico oftalmologista responsável. O laudo técnico será diretamente encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde.

Diagnóstico - Estima-se que, em cada posto, serão examinados de 20 a 30 pacientes por dia. A intenção é levar o serviço a cinco centros de referência, permanecendo em cada unidade por dois meses, em esquema de revezamento. O presidente do CBO, José Beniz Neto, alerta para a importância do diagnóstico precoce da retinopatia. “Quanto mais cedo, médico e pacientes estão cientes da existência de problemas, mais cedo pode-se iniciar o tratamento adequado, o que traz maior qualidade de vida e ajudar a evitar o avanço da doença”, ressaltou.

De modo complementar, o coordenador do projeto 24 horas pelo Diabetes, Cristiano Caixeta Umbelino, destaca ainda que esse cuidado com o diagnóstico e o tratamento precoce do diabetes e de suas complicações exige engajamento de todos. Segundo ele, “a iniciativa do CBO, ao juntar nas mídias sociais conteúdo qualificado e validado cientificamente a respeito do diabetes, visa, sobretudo, tirar a população de sua zona de conforto e confrontá-la com os riscos dessa doença. Mas não faremos apenas o alerta, vamos oferecer orientação sobre como enfrentar uma nova realidade, em caso de diagnóstico positivo. Na base de tudo está o autocuidado, o compromisso individual de cada um com seu bem-estar”.


Deixe um comentário

Compartilhar artigo nas redes sociais

Outras publicações

MOÇÃO DE PESAR PELO PROF. DR. RAMIN TADAYONI Oftalmologia em Notícias

MOÇÃO DE PESAR PELO PROF. DR. RAMIN TADAYONI

Comunicado de descontinuidade de fornecimento de medicação oftálmica Oftalmologia em Notícias

Comunicado de descontinuidade de fornecimento de medicação oftálmica

CBO é eleito para integrar Conselho Deliberativo da AMB Oftalmologia em Notícias

CBO é eleito para integrar Conselho Deliberativo da AMB

Conselho Brasileiro de Oftalmologia | Todos os direitos Reservados 2024
Rua Casa do Ator, 1117 Cj. 21 CEP: 04546-004 São Paulo - SP
Tel:+55(11)3266-4000 | www.cbo.com.br | Politica de Privacidade


Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube

Você precisa estar logado para acessar essa página

FALE COM O CBO