Jurídico

Justiça da Bahia determina abertura de processo criminal contra optometrista por exercício ilegal da medicina em Nazaré (BA)

Justiça da Bahia determina abertura de processo criminal contra optometrista por exercício ilegal da medicina em Nazaré (BA)

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 53/2023

DEPARTAMENTO JURÍDICO DO CBO

A Procuradoria Geral de Justiça da Bahia determinou a investigação criminal de um optometrista por exercício ilegal da medicina em Nazaré (BA). A ação foi tomada após o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apresentar recurso contra o arquivamento do caso na 1ª Promotoria de Justiça daquele município.

Ao tomar conhecimento que o profissional realizava atividades exclusivas da atuação médica, como diagnóstico de doenças e prescrição de tratamentos, o CBO enviou representação ao Ministério Público da Bahia denunciando a conduta ilegal do optometrista.

No entanto, o procedimento havia sido arquivado na 1ª Promotoria de Justiça de Nazaré-BA. O Departamento Jurídico do CBO recorreu dessa decisão. Ao analisar o caso, a Procuradoria Geral de Justiça da Bahia concluiu que o procedimento utilizado estava incorreto, uma vez que a questão deveria ser submetida ao Poder Judiciário.

Em decorrência, foi determinado o retorno do processo para a 1ª Promotoria de Justiça de Nazaré a fim de abertura de um processo criminal contra o optometrista denunciado pelo crime de exercício ilegal da medicina.

Com essas desse tipo, o CBO reitera seu compromisso com a oftalmologia brasileira, fortalecendo a luta contra o exercício ilegal da medicina e reafirmando o compromisso de proteger a saúde ocular da população.


Deixe um comentário

Compartilhar artigo nas redes sociais

Outras publicações

Em Bragança Paulista (SP), a Justiça suspende atuação de optometrista e de ótica que derespeitavam Lei do Ato Médico Jurídico

Em Bragança Paulista (SP), a Justiça suspende atuação de optometrista e de ótica que derespeitavam Lei do Ato Médico

Após denúncia do CBO, o Ministério Público de SP abre investigação para apurar abusos praticados por ótica Jurídico

Após denúncia do CBO, o Ministério Público de SP abre investigação para apurar abusos praticados por ótica

Em São Paulo, CBO impede a contratação de optometristas para realização de consultas oftalmológicas Jurídico

Em São Paulo, CBO impede a contratação de optometristas para realização de consultas oftalmológicas

Conselho Brasileiro de Oftalmologia | Todos direitos Reservados 2023
Rua Casa do Ator, 1117 Cj. 21 CEP: 04546-004 São Paulo - SP
Tel:+55(11)3266-4000 | www.cbo.com.br | Politica de Privacidade


Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube

Você precisa estar logado para acessar essa página

FALE COM O CBO