Fundado em 1941, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) é uma associação científica e cultural de médicos oftalmologistas. Principal entidade representativa da especialidade no Brasil, o CBO tem como missão fundamental a promoção da saúde visual e ocular da população. Para atingir essa meta, o Conselho desenvolve várias ações em defesa do aprimoramento técnico-científico e ético dos médicos oftalmologistas e também na defesa de suas prerrogativas profissionais. As finalidades do CBO estão definidas em seu Estatuto.
O CBO é filiado à Associação Médica Brasileira (AMB), à Associação Pan-Americana de Oftalmologia (APAO), ao International Council of Ophthalmology (ICO) e membro da International Agency for the Prevention of Blindness (IAPB).
O CBO é dirigido por uma diretoria executiva composta por cinco médicos oftalmologistas eleitos por seus associados para um mandato de dois anos, tendo suas atribuições determinadas no Estatuto Social, e detalhadas no seu Regimento Interno. Atualmente, conta com 17 colaboradores que desempenham atividades administrativas, financeiras, assessoras e gerenciais, objetivando a prestação de serviços aos seus associados, bem como à população brasileira.
A sede do CBO está localizada em São Paulo (SP), na rua Casa do Ator, nº 1117, 2º andar – Vila Olímpia.
Missão
Promoção da saúde visual e ocular da população
Visão
Ser reconhecida como a principal entidade de defesa do aprimoramento técnico-científico e ético dos médicos oftalmologistas e também na defesa de suas prerrogativas profissionais
Valores
Atuar com elevado padrão ético, respeitando as leis vigentes com responsabilidade e transparência.
Política de Qualidade
Por meio do comprometimento da Liderança e colaboradores, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia busca no aprimoramento do ensino, Estímulo à pesquisa em Oftalmologia e defesa profissional do oftalmologista:
• Respeitar os compromissos assumidos visando sempre a satisfação profissional do associado e partes interessadas;
• Desenvolver aptidões e capacitar nossos colaboradores;
• Garantir infraestrutura adequada de funcionamento;
• Melhoria contínua e atendimento dos requisitos do Sistema de Gestão e seus Processos;
• Atendimento aos requisitos regulamentares e estatutários.
Presidente
Vice-presidente
Secretário Geral
Tesoureiro
1º Secretário
Ana Luisa Hofling-Lima |
Newton Andrade Junior |
Ricardo Lima de Almeida Neves |
Suplentes
Daniel Vitor de Vasconcelos Santos |
Francisco Hirochima Pinheiro |
Juliana Motta Almodin |
Membros Titulares
Marcelo Jordão Lopes da Silva |
Luiz Carlos Molinari |
Eduardo Godinho |
Daniel Alves Montenegro |
Membros Vitalícios
Coordenador - Marco Rey Gestão 2012 - 2013 |
José Beniz Neto Gestão 2021 - 2022 |
José Augusto Ottaiano Gestão 2018 - 2019 |
Homero Gusmão de Almeida Gestão 2016 -2017 |
Milton Ruiz Alvez Gestão 2014 - 2015 |
Paulo Augusto de Arruda Melo Gestão 2010 - 2011 |
Hamilton Moreira Gestão 2008 - 2009 |
Elisabeto Ribeiro Gonçalves Gestão 2004 - 2005 |
Marcos Pereira de Ávila Gestão 2000 - 2001 |
Adalmir Mortará Dantas Gestão 1996 - 1997 |
Jacó Lavinsky Gestão 1994 - 1995 |
Newton kara José Gestão 1983 - 1987 |
Carlos Augusto Moreira Gestão 1984 - 1985 |
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