“Os problemas enfrentados pelos portadores de edema macular diabético (EMD) na saúde pública, principalmente aqueles relacionados com dificuldades de acesso e demora do tratamento, refletem os próprios problemas de funcionamento do SUS derivados da falta de coordenação de suas várias esferas e da necessidade de melhores discussões sobre o financiamento do sistema.”
Este foi um dos pontos abordado pelo diretor de Relações Interinstitucionais do CBO, Mauro Goldbaum, em sua participação na audiência pública realizada na Câmara dos Deputados na manhã de hoje (11 de abril) para discutir os desafios assistenciais enfrentados pelos portadores de EMD para obterem tratamento no SUS. A audiência foi promovida pela Comissão de Saúde da Câmara, solicitada e coordenada pelo deputado Dr. Zacharias Calil (União/GO).
Além de Goldbaum, também participaram da reunião Vanessa Pirolo (Projeto ADJ Advocacy), César Achkar Magalhães (Retina Brasil), Fernando Korn Malerbi (Sociedade Brasileira de Diabetes -SBD), Arnaldo Furman Bordon (Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo – SBRV) e Roney Pereira Pinto (Central Estadual de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa – GO).
Os participantes da audiência criticaram aspectos importantes da assistência ao paciente diabético em geral e ao portador de retinopatia diabética em particular. Ressaltaram como pontos positivos os fundamentos clínicos estabelecidos pelo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Retinopatia Diabética serem efetivos e a recente incorporação do implante biodegradável de dexametasona (DEXi) para o tratamento do EMD pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC). Entretanto, enfatizaram que problemas de triagem dos pacientes de acordo com a gravidade da doença e de demora do atendimento continuam provocando casos de cegueira evitável. A defasagem entre os custos dos medicamentos utilizados e dos procedimentos necessários e os repasses financeiros do SUS bem como a precariedade das políticas de prevenção à doença foram outros pontos destacados na audiência.
A íntegra da audiência pública pode ser acessada no site https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/72246
Você precisa estar logado para acessar essa página