Notícias

CBO participa de audiência pública em Brasília

CBO participa de audiência pública em Brasília

“Os problemas enfrentados pelos portadores de edema macular diabético (EMD) na saúde pública, principalmente aqueles relacionados com dificuldades de acesso e demora do tratamento, refletem os próprios problemas de funcionamento do SUS derivados da falta de coordenação de suas várias esferas e da necessidade de melhores discussões sobre o financiamento do sistema.”

Este foi um dos pontos abordado pelo diretor de Relações Interinstitucionais do CBO, Mauro Goldbaum, em sua participação na audiência pública realizada na Câmara dos Deputados na manhã de hoje (11 de abril) para discutir os desafios assistenciais enfrentados pelos portadores de EMD para obterem tratamento no SUS. A audiência foi promovida pela Comissão de Saúde da Câmara, solicitada e coordenada pelo deputado Dr. Zacharias Calil (União/GO).

Além de Goldbaum, também participaram da reunião Vanessa Pirolo (Projeto ADJ Advocacy), César Achkar Magalhães (Retina Brasil), Fernando Korn Malerbi (Sociedade Brasileira de Diabetes -SBD), Arnaldo Furman Bordon (Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo – SBRV) e Roney Pereira Pinto (Central Estadual de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa – GO).

Os participantes da audiência criticaram aspectos importantes da assistência ao paciente diabético em geral e ao portador de retinopatia diabética em particular. Ressaltaram como pontos positivos os fundamentos clínicos estabelecidos pelo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Retinopatia Diabética serem efetivos e a recente incorporação do implante biodegradável de dexametasona (DEXi) para o tratamento do EMD pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC). Entretanto, enfatizaram que problemas de triagem dos pacientes de acordo com a gravidade da doença e de demora do atendimento continuam provocando casos de cegueira evitável. A defasagem entre os custos dos medicamentos utilizados e dos procedimentos necessários e os repasses financeiros do SUS bem como a precariedade das políticas de prevenção à doença foram outros pontos destacados na audiência.

A íntegra da audiência pública pode ser acessada no site https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/72246

 


Deixe um comentário

Compartilhar artigo nas redes sociais

Outras publicações

Mais uma missão concluída com sucesso!✅ Juntos, avançamos ainda mais no combate ao glaucoma. Notícias

Mais uma missão concluída com sucesso!✅ Juntos, avançamos ainda mais no combate ao glaucoma.

O CBO marcou presença no 48º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo realizado em Campinas entre os dias 18 e 20 de abril. Notícias

O CBO marcou presença no 48º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo realizado em Campinas entre os dias 18 e 20 de abril.

Os premiados da edição 2024 da PNO Notícias

Os premiados da edição 2024 da PNO

Conselho Brasileiro de Oftalmologia | Todos os direitos Reservados 2024
Rua Casa do Ator, 1117 Cj. 21 CEP: 04546-004 São Paulo - SP
Tel:+55(11)3266-4000 | www.cbo.com.br | Politica de Privacidade


Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube

Você precisa estar logado para acessar essa página

FALE COM O CBO