CBO em Ação

Em sua 4ª Convenção, o CBO avalia resultados em 2020 e planeja as ações para 2021

Em sua 4ª Convenção, o CBO avalia resultados em 2020 e planeja as ações para 2021

“Esse encontro é um marco da coesão verificada entre as lideranças da oftalmologia brasileira, unidas pelo propósito comum de elaborar diretrizes em defesa da especialidade e da oferta de atendimento qualificado à população do País”. Foi com essas palavras que o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), José Beniz Neto, sintetizou o objetivo da 4ª Convenção, realizada pela entidade para articular metas e fortalecer o trabalho dos oftalmologistas no Brasil.

O evento, promovido nos dias 29 e 30 de janeiro, em formato virtual devido à pandemia de covid-19, congregou cerca de 90 experts da área, entre membros da diretoria do CBO, presidentes de filiadas estaduais, presidente de sociedades temáticas, membros da Turma de Lideranças de 2020 e do Conselho de Diretrizes e Gestão (CDG), além de representantes do poder público.

 

Contas - O primeiro dia de debates foi dedicado a apresentar as principais atividades protagonizadas pelo CBO ao longo de 2020. Desse modo, houve uma prestação de contas à comunidade oftalmológica e a avaliação dos resultados do trabalho exercido pela entidade. O balanço incluiu o debate sobre os avanços conquistados no combate à invasão de competências sofrida pela especialidade.

Em apresentação ministrada pelo assessor jurídico do CBO, Alejandro Bullón, a sessão enfatizou a decisão expedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em favor da entidade no contexto da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 131. A Corte manteve a limitação do exercício profissional de não médicos, garantindo apenas aos oftalmologistas o direito de instalar consultórios e prescrever lentes de grau.

Temas - Durante o encontro, também foram discutidos temas como: as perspectivas de atuação do Poder Legislativo, em 2021, e seus efeitos para a oftalmologia, sob a condução do assessor parlamentar Napoleão Puentes Salles; e o ensino da oftalmologia, com palestra da coordenadora da Comissão de Ensino do CBO, Maria Auxiliadora Frazão.

Ainda foram abordados: os desafios na saúde suplementar, com comentários do membro da Comissão de Saúde Suplementar (CSS), Frederico Pena; e a inclusão da oftalmologia na Atenção Primária, por meio do programa Enxerga Brasil, com a apresentação em vídeo da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro.

Congresso - A primeira parte da 4ª Convenção também serviu para detalhar os preparativos do 65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, previsto para ocorrer presencialmente, de 28 a 31 de agosto de 2021, em Natal (RN); assim como discorrer sobre a experiência positiva do 64ª Congresso Brasileiro de Oftalmologia, realizado de 4 a 7 de setembro de 2020, de maneira pioneira em formato online, a partir de Campinas (SP).

Na oportunidade, o vice-presidente do CBO, Cristiano Caixeta, analisou ainda a repercussão do projeto “24 horas pelo Diabetes”, iniciativa online da campanha Novembro Azul 2020, que mobilizou profissionais de saúde, pacientes e celebridades em prol da conscientização a respeito do diabetes. Na avaliação de Caixeta Umbelino, as atividades promovidas em formato virtual - reportagens, entrevistas e serviço de teleorientação – representaram uma resposta inovadora da entidade aos desafios impostos pela covid-19 e pelas vigentes regras de distanciamento social.

Os projetos para o aprimoramento da comunicação do CBO junto aos seus associados e ao público em geral também foram debatidos pelo atual presidente da entidade, José Beniz Neto, e pelo ex-presidente, Hamilton Moreira.

Planejamento - O segundo dia da 4ª Convenção foi reservado à apresentação das ações planejadas para 2021, com foco na exposição dos eixos de atuação da entidade, entre eles: ação social, comunicação, relacionamento com o associado e com o público leigo.

Além disso, durante a sessão, enquetes e debates em grupo foram promovidos para discutir: o currículo mínimo por competências para a oftalmologia; a pandemia e o novo normal para a especialidade; a teleoftalmologia; e os novos desafios da saúde suplementar.

“Essa oportunidade de debater em conjunto, com espaço para a contribuição de todos, é um passo fundamental para transformar os anseios da comunidade oftalmológica em iniciativas concretas. Neste 2021, em que o CBO comemora 80 anos de sua fundação, vamos prosseguir alinhando os entendimentos e trocando experiências para garantir que as metas em prol da valorização da oftalmologia e de uma assistência qualificada sejam alcançadas”, finalizou o presidente do CBO, José Beniz Neto.

 

 


Deixe um comentário

Compartilhar artigo nas redes sociais

Outras publicações

CBO EM AÇÃO | Fevereiro e Março CBO em Ação

CBO EM AÇÃO | Fevereiro e Março

CBO em Ação | Novembro de 2023 CBO em Ação

CBO em Ação | Novembro de 2023

CBO em Ação | Dezembro 2023 CBO em Ação

CBO em Ação | Dezembro 2023

Conselho Brasileiro de Oftalmologia | Todos os direitos Reservados 2024
Rua Casa do Ator, 1117 Cj. 21 CEP: 04546-004 São Paulo - SP
Tel:+55(11)3266-4000 | www.cbo.com.br | Politica de Privacidade


Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube

Você precisa estar logado para acessar essa página

FALE COM O CBO