Notícias

Judiciário e oftalmologistas fecham parceria para atendimento de pessoas em situação de rua

Judiciário e oftalmologistas fecham parceria para atendimento de pessoas em situação de rua

Garantir acesso à saúde ocular de pessoas em situação de rua. Esse é o principal objetivo do acordo de cooperação técnica firmado entre o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A partir de agora, o Programa Pop Rua Jud passará a contar com ações de saúde ocular, incluindo atendimento com médico oftalmologista, diagnóstico, emissão de laudos ou atestados para acesso a benefícios sociais, além de encaminhamento para reabilitação (se necessário) ou para tratamento em serviços públicos locais, e entrega de óculos.

Pelo acordo, a estimativa é realizar pelo menos 10 ações ao longo do ano. O CBO e CNJ atuarão de forma ativa e voluntária para garantir o acesso aos cuidados oftalmológicos dos participantes dos mutirões promovidos pelo Programa Pop Rua Jud. Cada evento deve oferecer, em média, até 200 atendimentos, conforme explicou o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Conselho Nacional de Justiça, durante assinatura do acordo nesta semana em Brasília.

“Mais do que garantir acesso à Justiça, essa assinatura representa um passo concreto para a inclusão social de milhares de brasileiros. O acordo que celebramos é de grande importância, porque possibilita a criação e implementação de protocolo de atendimento oftalmológico, capacitação de lideranças locais e incentivo para a colaboração de médicos oftalmologistas voluntários, bem como acompanhamento do desenvolvimento das ações realizadas”, ressaltou Barroso.

Por sua vez, a presidente do CBO, Wilma Lelis, reforçou a missão do Conselho. “A nossa missão é levar saúde ocular a toda população brasileira e, nós, buscamos trabalhar com todas as pessoas, independente da forma que elas acessam à saúde. Temos inúmeros trabalhos realizados com pessoas em situação de vulnerabilidade social e essa é mais uma oportunidade de aproximar a saúde ocular dos brasileiros. Independentes de endereços, todos merecem uma saúde ocular de qualidade”, defendeu ao lado do ministro.

Nas ações, a presidente do CBO observa que o atendimento ofertado segue protocolos que garantem qualidade aos atendimentos. Recentemente, duas ações já foram realizadas em parceria com o CNJ, uma em Cuiabá (MT) e outra em Maceió (AL). “Nessas ações, médicos oftalmologistas fazem exames completos, ou seja, diagnóstico, instituem tratamento, encaminham para reabilitação (se necessário) ou para tratamentos com serviços públicos locais e promovem também a elaboração de laudos, que podem garantir benefícios sociais, que essas pessoas possam ter direitos”, afirma.

 

 

Estima-se que cerca de 70% dos pacientes atendidos nas ações do Pop Rua Jud precisarão de óculos, e todos os que necessitarem receberão gratuitamente. A presidente do CBO, Wilma Lelis, explica que pacientes diagnosticados — ou com suspeita — de condições oculares como glaucoma e retinopatia diabética, doenças altamente prevalentes e de evolução silenciosa, terão a oportunidade de iniciar o acompanhamento adequado por meio do encaminhamento aos serviços especializados de oftalmologia locais.

PARCERIA PERENE - Para o conselheiro Pablo Martins Barreto, a assinatura do termo “concretiza um sonho: a ampliação dos serviços prestados à população em situação de rua. Os mutirões desenvolvidos no âmbito da política nacional de atenção à população de rua do Poder Judiciário, tem como foco prestar serviços às pessoas mais vulnerabilizadas e invisibilizadas da sociedade”.

“A assinatura formaliza uma parceria que já deu certo em duas ocasiões: Cuiabá (MT) e Maceió (AL) e, agora, se tornará uma parceria perene do CNJ com o CBO”, afirmou o conselheiro, que destacou também a participação no projeto de Ketlin Feitosa Scartezini, assessora-chefe de Gestão Sustentável do Superior Tribunal de Justiça; e Marcelo Pires.

 

360° COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Assessoria de imprensa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)

Contatos: (84) 98627-6893 – Francisco | (61) 98144-2628 - Paulo Henrique

E-mail: [email protected]

 

                         


Deixe um comentário

Compartilhar artigo nas redes sociais

Outras publicações

Ata de Divulgação de Candidatos Eleição 2025 Notícias

Ata de Divulgação de Candidatos Eleição 2025

CBO participa da entrega de óculos para pessoas em situação de rua em Maceió Notícias

CBO participa da entrega de óculos para pessoas em situação de rua em Maceió

Durante a BRASCRS CBO Participa de II Fórum Global de Córnea e Banco de Tecidos Notícias

Durante a BRASCRS CBO Participa de II Fórum Global de Córnea e Banco de Tecidos

Conselho Brasileiro de Oftalmologia | Todos os direitos Reservados 2025
Rua Casa do Ator, 1117 Cj. 21 CEP: 04546-004 São Paulo - SP
Tel:+55(11)3266-4000 | www.cbo.com.br | Politica de Privacidade


Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube

Você precisa estar logado para acessar essa página

FALE COM O CBO