Oftalmologia em Notícias

Presidente da European Association of Tissue Banks, Martin Börgel, interage com instituições brasileiras que atuam com bancos e transplantes de tecidos

Presidente da European Association of Tissue Banks, Martin Börgel, interage com instituições brasileiras que atuam com bancos e transplantes de tecidos

A troca de experiências e o debate sobre o estabelecimento de parcerias entre instituições brasileiras e europeias que atuam no segmento de bancos e transplantes de tecidos foi o resultado da visita que o presidente da European Association of Tissue Banks (EATB), Martin Börgel, realizou ao Brasil, em 31 de janeiro e 01 de fevereiro.

Börgel também é secretário geral da World Union of Tissue Banking Associations (WUTBA) e dirige a German Society for Tissue Transplantation, rede de bancos de tecidos composta por treze bancos que atuam com córnea, membrana amniótica e outros tecidos, responsável pela disponibilização de mais de 50% das córneas utilizadas para transplante na Alemanha.

O primeiro dia da estada de Börgel foi dedicada ao Banco de Olhos de Sorocaba (BOS). As instalações e as atividades da instituição foram relatadas pelo Superintendente do Grupo BOS, Edil Vidal de Souza. O encontro foi acompanhado pelos médicos oftalmologistas Frederico Valadares de Souza Pena (representando o CBO), Márcia Salomão Libânio (coordenadora do Departamento de Tecidos da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos – ABTO e integrante do Conselho de Diretrizes e Gestão do CBO) e Aline Moryiama (responsável técnica pelo Banco de Olhos do BOS e membro da Subcomissão de Bancos de Tecidos da Sociedade Brasileira de Córnea e do Departamento de Tecidos da ABTO).

De acordo com Frederico Pena, ficou claro que diferenças legais, regulatórias e de financiamento limitam a transposição de princípios de gestão entre instituições dos dois países, o que não invalida o intercâmbio de boas práticas técnicas.

“Foram consideradas várias sugestões para os principais pontos a serem aprimorados para ampliar as doações de córneas no Brasil”, declarou.

Em 01de fevereiro, foi a vez da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM – UNIFESP), receber Martin Börgel. A visita e a reunião com o executivo alemão contaram com a participação dos médicos oftalmologistas José Álvaro Pereira Gomes (presidente da Sociedade Brasileira de Córnea e Banco de Tecidos - SBC), Márcia Salomão Libânio, Aline Moryiama e da enfermeira Renata Leite integrantes do Banco de Olhos da EPM.

No mesmo dia foi Börgel esteve Hospital do Rim, hospital que realiza o maior número de transplantes de rim no mundo, onde foi recebido pelo diretor da instituição, José Osmar Medina Pestana, pela médica Luciana Haddad (presidente da ABTO), e por Márcia Salomão Libânio e Aline Moriyama. 

O presidente da EATB afirmou que ficou impressionado com os serviços visitados e os considerou comparáveis aos melhores de seu país.

Outro resultado das atividades proporcionadas pela visita de Börgel foi o fortalecimento da parceria entre a ABTO, o CBO e a SBC, iniciada durante o I Fórum Nacional de Transplante de Tecidos Oculares, realizado em Brasília em 14 de junho de 2023.


Deixe um comentário

Compartilhar artigo nas redes sociais

Outras publicações

Comunicado de descontinuidade de fornecimento de medicação oftálmica Oftalmologia em Notícias

Comunicado de descontinuidade de fornecimento de medicação oftálmica

CBO é eleito para integrar Conselho Deliberativo da AMB Oftalmologia em Notícias

CBO é eleito para integrar Conselho Deliberativo da AMB

Sociedade Mineira de Oftalmologia faz visita de esclarecimento a deputados Oftalmologia em Notícias

Sociedade Mineira de Oftalmologia faz visita de esclarecimento a deputados

Conselho Brasileiro de Oftalmologia | Todos os direitos Reservados 2024
Rua Casa do Ator, 1117 Cj. 21 CEP: 04546-004 São Paulo - SP
Tel:+55(11)3266-4000 | www.cbo.com.br | Politica de Privacidade


Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube

Você precisa estar logado para acessar essa página

FALE COM O CBO