Portugal, França, Estados Unidos, Argentina, Canadá e Colômbia são os países que estão presentes na programação do 67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Ao todo, 19 profissionais renomados fizeram suas contribuições em diversas atividades do evento, trazendo experiências valiosas para compartilhar com colegas congressistas e com outros convidados.
As participações desses convidados estão espalhadas pelos chamados Dias Especiais - dedicados a temas específicos, como glaucoma, catarata, cirurgia refrativa, retina e vítreo, córnea e doenças externas; pelas Sessões de Aulas Avançadas, Sessões de Vídeo-Cirurgias, painéis e outros conjuntos de atividades.
O Dia Especial de Glaucoma, por exemplo, contou com Sergio Azevedo, de Portugal. Diretor do Serviço de Oftalmologia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e coordenador do Projeto Oftalgest, ele participou de uma discussão de temas relacionados à doença.
Já o Dia Especial de Catarata e Cirurgia Refrativa contou com um time de craques: Damien Gatinel (França); João Feijão e Filomena Ribeiro (ambos de Portugal); Steven Wilson (EUA); e Ike K. Ahmed (Canadá). Ao longo do Congresso, esses profissionais trouxeram palestras sobre técnicas cirúrgicas, atualizações de procedimentos, novos equipamentos e produtos e problemas comuns enfrentados no campo, entre outros tópicos.
Enquanto isso, o Dia Especial de Retina e Vítreo teve as presenças de Aleksandra Rachitskaya (EUA); Mario J. Saravia (Argentina); e Angelina Meireles (Portugal). Oftalmologista na cidade de Cleveland, Ohio, Aleksandra Rachitskaya é afiliada à Cleveland Clinic e ao Hillcrest Hospital. Com 15 anos de experiência profissional, ela assumiu uma agenda cheia no CBO, com palestras, discussão de casos clínicos e sessão de aulas avançadas.
Uma das palestras, por exemplo, discorreu sobre a nova geração de minitelescópio implantável por pequena incisão. Já em uma das sessões de Aulas Avançadas sobre o tema “Retina”, ela abordou o diagnóstico e tratamento de Atrofia Geográfica.
Ainda sob o tema da retina, vale citar também a participação de Paul Chan (EUA), diretor do Serviço de Retina do New York-Presbyterian Hospital e professor adjunto de Retina Pediátrica do St. Gilles, além de membro do Comitê Executivo da Pan-American Association of Ophthalmology e do American College of Surgeons.
Nesta edição do CBO, ele participou de uma Sessão de Aulas Avançadas com palestra sobre Anti-VEGF (medicação) e fotocoagulação a laser, e de um painel sobre novos conceitos das vasculopatias retinianas. Por sua vez, na área relacionada à tecnologia, o médico Alessandro Adad Jammal (EUA), do Bascom Palmer Eye Institute, participou de duas atividades dedicadas à tomografia de coerência óptica (OCT): a sessão de aulas formais “OCT do básico ao avançado” e o painel “OCT além do óbvio”.
Você precisa estar logado para acessar essa página