Notícias

Avança diálogo do CBO com MEC e CNRM para aperfeiçoar o processo de formação do oftalmologista

Avança diálogo do CBO com MEC e CNRM para aperfeiçoar o processo de formação do oftalmologista

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia avançou mais um passo no diálogo com o Ministério da Educação para contribuir com a melhoria da formação do médico oftalmologista.

A Delegação da entidade participou de uma nova reunião na Secretaria de Educação Superior (SESu), com a equipe da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde e integrantes da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Estiveram presentes a Presidente do Conselho, Wilma Lelis, a Secretária Geral, Maria Auxiliadora Frazão e o Coordenador da Comissão de Ensino, Jair Giampani Júnior.

O encontro ocorreu na última segunda-feira (05), em Brasília (DF), e foi o desdobramento de reunião promovida pelo MEC com o CBO em janeiro.

 

Para a presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Wilma Lelis, o encontro permitiu à entidade apresentar dúvidas e reiterar oferta de auxílio técnico à CNRM para melhorar o processo de avaliação dos médicos oftalmologistas. O objetivo é atender a Resolução nº 4, do Ministério da Educação, publicada em dezembro de 2023, modificando os procedimentos de avaliação de médicos residentes. Na oportunidade, liderada pela titular da Diretoria, Gisele Viana Pires, as equipes do MEC e do CNRM pediram ao CBO um conjunto de informações sobre o tema.

 

Presidente - “Foi uma reunião muito positiva. Demonstramos a CNRM o quanto o CBO está empenhado por uma melhor formação do residente em oftalmologia, avaliando seu aprendizado não apenas teórico, mas de habilidades para sua prática médica”, contou Lelis. Ela estava acompanhada pelo coordenador da Comissão de Ensino da entidade, Jair Giampani Júnior, e pela secretária-Geral do CBO, Maria Auxiliadora Monteiro Frazão.

Giampani destacou que o Conselho está à disposição para trabalho conjunto em duas frentes: ma questão da qualidade da avaliação na prova nacional da especialidade e na melhoria dos processos de credenciamento e recredenciamento de cursos. “Uma aresta pontuada é que cursos de residência - sem chancela do CBO - têm quase sempre desempenho aquém daqueles que contam com esse reconhecimento”, disse.

 

Proposta – Segundo ele, a expectativa da entidade é qualificar ainda mais a formação. “A matriz de competências é nosso Norte, nossa Constituição. Na medida em que se implementa a matriz em todos os cursos credenciados, com toda a certeza vamos ter um médico melhor formado para atender a população”, frisou Giampani.

 

Para a próxima reunião, apontou, a expectativa é que CBO, MEC e CNRM discutam e estabeleçam consenso em torno de medidas para melhorar o credenciamento e o recredenciamento de cursos, assim com a aplicação de provas de avaliação. “Qualquer proposta será construída em conjunto. O objetivo do CBO é colaborar, com a construção de uma proposta consensual”, informou o coordenador da Comissão de Ensino.

 

A secretária-geral do CBO também enfatizou a importância do diálogo aberto com o governo federal. “Durante a reunião, pudemos conversar de forma aberta e transparente, colocando todas as possibilidades dessa parceria”, disse Maria Auxiliadora. Segundo ela, o Conselho possui dados importantes que atestam sua experiência e evolução dentro do ensino”, acrescentou, os quais serão fundamentais para a qualificar o processo de formação do oftalmologista.


Deixe um comentário

Compartilhar artigo nas redes sociais

Outras publicações

CBO participa de audiência pública em Brasília Notícias

CBO participa de audiência pública em Brasília

Os premiados da edição 2024 da PNO Notícias

Os premiados da edição 2024 da PNO

Na 7ª Convenção CBO, tivemos momentos marcantes como as palestras de destaque, trazendo um panorama de inovações tecnológicas e perspectivas para a oftalmologia no Brasil Notícias

Na 7ª Convenção CBO, tivemos momentos marcantes como as palestras de destaque, trazendo um panorama de inovações tecnológicas e perspectivas para a oftalmologia no Brasil

Conselho Brasileiro de Oftalmologia | Todos os direitos Reservados 2024
Rua Casa do Ator, 1117 Cj. 21 CEP: 04546-004 São Paulo - SP
Tel:+55(11)3266-4000 | www.cbo.com.br | Politica de Privacidade


Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube

Você precisa estar logado para acessar essa página

FALE COM O CBO