Com um projeto centrado na aproximação entre profissionais, instituições e regiões do país, a nova diretoria do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), eleita para comandar a entidade no biênio 2026–2027, inicia o mandato com foco no diálogo e no uso estratégico de dados. O grupo reúne um time de especialistas reconhecidos pela competência técnica, atuação ética, compromisso institucional e experiência em posições de liderança.
Juntos, pretendem trabalhar pela consolidação do CBO como um espaço aberto, acessível e tecnicamente preparado, representando os oftalmologistas de forma ativa e comprometida com a saúde ocular da população. A seguir, apresentamos um pouco sobre cada um dos novos diretores que passam a ocupar o comando do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
Maria Auxiliadora Monteiro Frazão (presidente) - integrou a gestão anterior como secretária-geral no biênio 2024–2025. É médica formada pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, possui especialização em Oftalmologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Título de Especialista pelo CBO, doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e MBA em gestão. Atualmente, é diretora do Departamento de Oftalmologia e chefe de Clínica Adjunta da Santa Casa de São Paulo, reunindo ampla experiência em gestão científica e editorial, com atuação como revisora da Ophthalmology e da Revista Brasileira de Oftalmologia. Presidiu a Sociedade Brasileira de Uveítes no biênio 2001–2003. No CBO, também foi componente das comissões científica e revisora dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, relatora do Tema Oficial do 61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia e coordenadora da Comissão de Ensino entre 2018 e 2023.
Daniel Alves Montenegro (vice-presidente) - graduado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especialista em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutorando em Oftalmologia pela Universidade de São Paulo (USP), reúne experiência em gestão institucional, tendo presidido a Sociedade Paraibana de Oftalmologia, além de ter atuado como diretor de Comunicação e integrado o Conselho Deliberativo da ABCCR/BRAS-CRS. Atualmente, preside a Sociedade Norte-Nordeste de Oftalmologia (gestão 2025–2026). No CBO, integrou o Conselho de Diretrizes e Gestão e o Conselho Fiscal da entidade.
Mauro Goldbaum (secretário-geral) - formado pela Faculdade de Medicina da USP, onde também realizou especialização e doutorado em Oftalmologia. Com fellowship no Manhattan Eye, Ear and Throat Hospital, em Nova Iorque, atua como médico colaborador do Setor de Retina e Vítreo do Hospital das Clínicas da FMUSP. Integra a diretoria da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo desde 2014, atualmente como secretário-geral. No CBO, teve passagem por diferentes comissões e, na gestão anterior, exerceu o cargo de diretor de Relações Interinstitucionais.
Frederico Valadares de Souza Pena (2º secretário) - integrou a diretoria na gestão 2024–2025 como tesoureiro. Sua trajetória na entidade inclui a coordenação das Comissões de Saúde Suplementar e SUS e de Defesa Profissional, além de participação no Conselho de Diretrizes e Gestão. Fora do CBO, é diretor do Hospital de Olhos de Niterói, ex-presidente da COOESO-RJ e da Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia.
Lisandro Massanori Sakata (tesoureiro) - professor de Oftalmologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR), doutor pela USP e com pós-doutorado em Glaucoma pela Callahan Eye Foundation Hospital/University of Alabama at Birmingham (EUA) e pela Singapore National Eye Centre/Singapore Eye Research Institute. Sua atuação institucional inclui passagens por diretorias e conselhos científicos de entidades nacionais e internacionais, como a Sociedade Brasileira e a Sociedade Latino-Americana de Glaucoma, a Associação Pan-Americana de Oftalmologia e a World Glaucoma Association. No CBO, atuou como assessor da diretoria na qualidade de integrante da Comissão de Defesa Profissional e Representatividade e presidente do Congresso Brasileiro de Oftalmologia de 2022. Na gestão anterior (2024–2025), ocupou o cargo de 1º secretário.
Cláudia Galvão Pedreira (2ª tesoureira) - formada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, com especialização pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), atua nas áreas de glaucoma e ultrassonografia ocular. Foi diretora científica da Associação Bahiana de Medicina e presidente da Sociedade de Oftalmologia da Bahia. Atualmente, exerce o cargo de conselheira do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb).
Com essa composição, eleita durante o 69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, em setembro, em Curitiba (PR), a nova diretoria do CBO se apresenta como uma gestão tecnicamente qualificada e com ampla experiência institucional. “Estamos prontos para ampliar ainda mais o diálogo com os diferentes segmentos da saúde e manter o papel do Conselho como referência científica, educacional e representativa da especialidade no país”, afirma Auxiliadora Frazão.
Segundo a nova presidente do CBO, o trabalho da gestão será guiado pela escuta, pela integração e pela responsabilidade institucional. “O CBO precisa estar cada vez mais próximo dos oftalmologistas, compreendendo as diferentes realidades nas diversas frentes de atuação do Conselho e atuando de forma propositiva na defesa da especialidade. Nossa diretoria reúne experiência, diversidade e compromisso, o que nos permite avançar com equilíbrio, diálogo e foco nas demandas atuais e futuras da oftalmologia”, conclui.
Você precisa estar logado para acessar essa página