Oftalmologia em Notícias

GESTÃO 2026-2027 | Diretoria do CBO assume com foco em diálogo e atuação técnica

GESTÃO 2026-2027 | Diretoria do CBO assume com foco em diálogo e atuação técnica

Janeiro marca o início de um novo ciclo no Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A entidade passa a ser conduzida, no biênio 2026–2027, por uma diretoria que assume a missão declarada de aproximar realidades, fortalecer a representação institucional e responder aos desafios que hoje moldam o exercício da especialidade no Brasil. Eleita durante o 69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, em setembro, em Curitiba (PR), o grupo chega ao comando do CBO carregando, no próprio nome com o qual disputou o pleito (Conexão), a síntese de seu projeto.

À frente do grupo diretor está Maria Auxiliadora Monteiro Frazão, médica oftalmologista que já conhece de perto a dinâmica institucional do CBO. Graduada pela Faculdade de Medicina de Jundiaí e doutora pela Universidade de São Paulo (USP), ela construiu sua trajetória na entidade por mais de uma década, tendo exercido funções estratégicas, como coordenadora da Comissão de Ensino e secretária-geral.

Em suas primeiras declarações como presidente, Auxiliadora, como costuma ser chamada pelos colegas, defendeu o equilíbrio entre continuidade e renovação. “O CBO atua hoje em diversas frentes, do ensino à defesa profissional, o que exige um trabalho permanente. Ao mesmo tempo em que valorizamos o que já foi feito, estamos atentos às mudanças necessárias para o presente e o futuro da especialidade. Com uma diretoria plural e experiente, nosso compromisso é seguir avançando com responsabilidade, senso crítico e capacidade de expansão”, ressaltou.

Composição – Profissionais qualificados, com experiência em liderança e gestão, além de trajetórias construídas em diferentes regiões e contextos, ocupam os demais cargos da diretoria que inicia seus trabalhos. Daniel Alves Montenegro assume a Vice-Presidência, Mauro Goldbaum ocupa a Secretaria-Geral, Frederico Valadares de Souza Pena está na 2ª Secretaria, Lisandro Massanori Sakata responde pela Tesouraria e Cláudia Galvão Pedreira completa o grupo como 2ª tesoureira. “O perfil dos novos diretores eleva nosso nível de responsabilidade, compromisso e, sobretudo, capacidade de análise”, declarou a presidente do CBO.

CONHEÇA A NOVA COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA DO CBO (LINK)

Além da nova Diretoria Executiva, o início do biênio 2026–2027 também marca a posse dos novos integrantes do Conselho de Diretrizes de Gestão (CDG): Amilton de Almeida Sampaio Júnior, Breno Barth Amaral de Andrade, Márcia Regina Issa Salomão Libânio e Marcos Pereira Vianello. Também passam a integrar a estrutura institucional do CBO os novos membros do Conselho Fiscal: Marcelo Carvalho Ventura Filho, Márcia Cristina de Toledo, Raissa Braúna Moreira Lima, Denise Fornazari, Ricardo Morschbacher e Christiana Hilgert.

Ao assumir a Presidência do CBO, Maria Auxiliadora Frazão sucede Wilma Lelis Barboza (2024–2025) e se torna a segunda mulher a ocupar a cadeira, reforçando o espaço que a presença feminina vem conquistando na oftalmologia brasileira. Segundo ela, “o CBO estará sempre aberto para todos, mulheres e homens. O protagonismo feminino já é uma realidade no sustento das famílias e locais de trabalho, e precisa se refletir também nos espaços de lideranças e de gestão”.

Compromissos – Entre as propostas de atuação da diretoria recém-empossada, a ideia de conexão ganha forma, sobretudo, na prioridade dada à interiorização. A nova gestão se propõe a estreitar os laços com oftalmologistas que atuam em pequenos municípios e regiões distantes dos grandes centros, estimulando lideranças locais. Assim, segundo os diretores, a proposta é menos distância e mais diálogo. Em um país de dimensões continentais, a escuta, a integração e a construção coletiva serão estratégias para reafirmar o papel do CBO como elo entre oftalmologistas, instituições e sociedade.

“Queremos estar próximos desses colegas, e a representação em diferentes regiões do país aumenta nosso alcance”, afirma a presidente Auxiliadora. Para ela, aproximar-se também significa ouvir: “queremos abrir portas para que os colegas nos procurem e encontrem no CBO um espaço de comunicação aberta e de escuta atenta”.

Outro desafio central da nova gestão é a defesa profissional, em que o combate ao exercício ilegal da medicina ocupa lugar de destaque na agenda do CBO. “Essa é uma responsabilidade que envolve tanto a proteção da saúde ocular da população quanto a valorização do ato médico e ensino de qualidade”, pontua Auxiliadora. A proposta da nova diretoria é atuar de forma técnica, articulada e contínua, com agenda presencial em Brasília ao menos uma vez por mês.

Evidências – No diálogo com o Sistema Único de Saúde (SUS), o uso estratégico de dados compilados pelo Observatório CBO passa a subsidiar ainda mais a formulação de propostas relacionadas à organização da rede de cuidados e à ampliação do acesso da população aos serviços, como nos debates sobre a oferta da oftalmologia na atenção primária. A diretoria está confiante no propósito de qualificar esse debate com gestores públicos, com base em evidências alinhadas às necessidades da população.

Já na relação com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o setor de saúde suplementar, de modo mais amplo, o foco recai sobre temas como remuneração e condições de trabalho dos oftalmologistas. Mais uma vez, o uso sistemático do Observatório CBO deverá embasar negociações técnicas e fortalecer o posicionamento institucional da entidade, apostam os diretores do CBO.

“O Conselho Brasileiro de Oftalmologia lidera e representa, mas só cumpre esse papel com a participação de todos. Por isso, convido os oftalmologistas a se juntarem a nós. Vivemos em um mundo cada vez mais interligado, e é fundamental estarmos cada vez mais próximos. A força se constrói com reflexões maduras, ações possíveis e união”, conclui a nova presidente do CBO.


Deixe um comentário

Compartilhar artigo nas redes sociais

Outras publicações

Competência técnica, compromisso institucional e experiência em liderança compõem perfil de diretores Oftalmologia em Notícias

Competência técnica, compromisso institucional e experiência em liderança compõem perfil de diretores

Nova presidente do CBO destaca desafios e caminhos para fortalecer a oftalmologia brasileira Oftalmologia em Notícias

Nova presidente do CBO destaca desafios e caminhos para fortalecer a oftalmologia brasileira

Posicionamento oficial do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) sobre as diretrizes que norteiam a atuação dos auxiliares (não médicos) em consultórios e clínicas oftalmológicas Oftalmologia em Notícias

Posicionamento oficial do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) sobre as diretrizes que norteiam a atuação dos auxiliares (não médicos) em consultórios e clínicas oftalmológicas

Conselho Brasileiro de Oftalmologia | Todos os direitos Reservados 2026
Rua Casa do Ator, 1117 Cj. 21 CEP: 04546-004 São Paulo - SP
Tel:+55(11)3266-4000 | www.cbo.com.br | Politica de Privacidade


Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube

Você precisa estar logado para acessar essa página

FALE COM O CBO