Jurídico

Em maio, decisões favoráveis ampliaram os resultados das ações promovidas pelo CBO

Em maio, decisões favoráveis ampliaram os resultados das ações promovidas pelo CBO

Ao longo do mês de maio, o Departamento Jurídico do CBO obteve decisões relevantes em ações civis públicas, recursos judiciais e procedimentos administrativos, com resultados que alcançaram diferentes estados do país.

Os casos reunidos a seguir envolvem a aplicação de penalidades administrativas, concessão de tutelas de urgência e recursais, sentenças de procedência e medidas destinadas a coibir a oferta, divulgação e realização irregular de exames de vista por estabelecimentos ópticos. As decisões também evidenciam a preocupação de órgãos judiciais e administrativos com a proteção da saúde ocular da população, a observância das normas que regulam o exercício da medicina e a defesa dos direitos dos consumidores.

Confira a seguir, em ordem alfabética pelo nome do estado, os principais desdobramentos do período:

 

CEARÁ

Informativo 87/2026 – Após atuação do CBO para apuração de informações relacionadas a mutirão oftalmológico realizado em Catarina/CE, o Município esclareceu não possuir vínculo institucional com a ação. O Instituto Luz no Caminho informou que os atendimentos foram realizados exclusivamente por médicos oftalmologistas regularmente inscritos no CRM, sem participação de optometristas ou estabelecimentos ópticos.

Informativo 91/2026 – Em ação civil pública ajuizada pelo CBO, a Vara Única da Comarca de Tamboril deferiu tutela de urgência contra a Ótica Íris, determinando que o estabelecimento se abstenha de anunciar, oferecer ou realizar exames de vista, indicar profissionais para esses atendimentos e manter consultórios ou equipamentos destinados a tais atividades.

Informativo 92/2026 – A Vara Única da Comarca de Pedra Branca deferiu parcialmente tutela de urgência em ação civil pública ajuizada pelo CBO contra a Ótica Mariza, determinando a interrupção da divulgação e oferta de exames de vista, a remoção de publicações promocionais e a proibição de manutenção de estruturas destinadas à realização desses procedimentos.


DISTRITO FEDERAL

Informativo 88/2026 – O Tribunal de Justiça do Distrito Federal concedeu tutela recursal parcialmente favorável ao CBO em ação movida contra a Ótica Imperatriz Ltda., determinando que a empresa se abstenha de anunciar, ofertar, divulgar ou agendar exames de vista, além de retirar as publicidades já veiculadas sobre esses serviços.


GOIÁS

Informativo 97/2026 – A 29ª Vara Cível da Comarca de Goiânia julgou procedente ação civil pública ajuizada pelo CBO contra a Ótica Vision, confirmando a proibição da oferta, divulgação e realização de exames de vista, determinando a retirada de publicidades irregulares e a realização de contrapropaganda para esclarecimento dos consumidores.


MINAS GERAIS

Informativo 90/2026 – Em ação civil pública ajuizada pelo CBO, a Justiça de Minas Gerais deferiu tutela de urgência contra a Ótica Visão Certa, em Uberaba, determinando que a empresa cesse a oferta e a divulgação de exames de vista, retire conteúdos publicitários relacionados a esses serviços e deixe de intermediar agendamentos.


PARANÁ

Informativo 85/2026 – Após denúncia apresentada pelo CBO, o PROCON de Toledo instaurou procedimento administrativo contra a empresa 99 Óticas Toledo Ltda., reconheceu a ilegalidade da oferta de exames de vista em estabelecimento óptico e aplicou multa administrativa por publicidade enganosa e risco à saúde pública.


SÃO PAULO

Informativo 86/2026 – O Tribunal de Justiça de São Paulo julgou parcialmente procedente ação civil pública ajuizada pelo CBO contra a Ótica Prazer em Ver, determinando a cessação definitiva da oferta, realização e divulgação de exames de vista, bem como a remoção de conteúdos publicitários relacionados a esses serviços.

Informativo 89/2026 – Em sede de tutela recursal, o Tribunal de Justiça de São Paulo deferiu pedido do CBO contra a Ótica de Fábrica, proibindo a empresa de anunciar, oferecer ou realizar exames de vista, indicar profissionais para esses atendimentos e manter estruturas destinadas à prática de atos privativos da medicina.

Informativo 93/2026 – A Justiça de São Paulo julgou integralmente procedente ação civil pública ajuizada pelo CBO contra a Ótica Favorita, reconhecendo a ilegalidade da oferta e realização de exames de vista por estabelecimento óptico. A decisão determinou, entre outras medidas, a realização de contrapropaganda destinada a informar os consumidores sobre os limites legais da atuação das óticas.


Deixe um comentário

Compartilhar artigo nas redes sociais

Outras publicações

Atuação Presencial do Jurídico em Santo Angelo (RS) Jurídico

Atuação Presencial do Jurídico em Santo Angelo (RS)

Em março, decisões judiciais reforçaram a atuação do CBO em diferentes estados Jurídico

Em março, decisões judiciais reforçaram a atuação do CBO em diferentes estados

Decisão do Judiciário ressalta os critérios válidos para reconhecimento de títulos de especialista em medicina Jurídico

Decisão do Judiciário ressalta os critérios válidos para reconhecimento de títulos de especialista em medicina

Conselho Brasileiro de Oftalmologia | Todos os direitos Reservados 2026
Rua Casa do Ator, 1117 Cj. 21 CEP: 04546-004 São Paulo - SP
Tel:+55(11)3266-4000 | www.cbo.com.br | Politica de Privacidade


Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube

Você precisa estar logado para acessar essa página

FALE COM O CBO