Saúde Pública

Em sua 4ª edição, Campanha De Olho nos Olhinhos terá 2 frentes: conscientização e dias especiais de atendimento, com 88 eventos pelo Brasil

Em sua 4ª edição, Campanha De Olho nos Olhinhos terá 2 frentes: conscientização e dias especiais de atendimento, com 88 eventos pelo Brasil

Ação ocorre a partir de 12 de setembro em redes sociais, televisão, cinemas, rádios, hospitais, praças, parques, shoppings, óticas, farmácias, embalagens de fraldas, ônibus envelopados, telas de edifícios residenciais e comerciais, aeroportos, abrigos de ônibus e metrô; campanha terá apoio da International Society of Ocular Oncology (ISOO) e da Childhood Cancer International (CCI).

São Paulo, 01 de setembro de 2025: A campanha que começou em um pequeno evento no Parque do Ibirapuera, há três anos, cresceu e impactou mais de 150 milhões de brasileiros no ano passado. Inicialmente, o que foi idealizado para ser uma ação de conscientização em um dia de setembro, agora se tornou um trabalho diário de uma ONG que ajuda famílias por todo o Brasil.


Tudo começou com um chocante diagnóstico que mudou para sempre a vida de Daiana, Tiago e Lua Leifert. Aos 11 meses, a pequena Lua iniciou o tratamento contra o RETINOBLASTOMA, câncer ocular que atinge crianças de 0 a 5 anos. A família demorou demais para procurar ajuda por pura falta de informação, como conta Daiana: “Nós nunca tínhamos ouvido falar da doença e nunca passou pela nossa cabeça que aqueles sinais que víamos eram importantes”.


Quem percebeu algo errado foi o pai, Tiago, que relembra: “Eu via um reflexo branco no olho da Lua, mas só eu conseguia ver, ninguém reparava. Ela também estava estrábica, mas todo mundo me dizia que era normal em bebês. Até que um dia os olhinhos fizeram um movimento muito irregular e foi quando resolvemos ir atrás de ajuda”.


A doença de Lua já estava avançada e começou uma longa luta. “Ainda no início da nossa jornada na oncologia pediátrica, Tiago e eu decidimos revelar o diagnóstico publicamente para compartilhar com outras famílias as informações que nós gostaríamos de ter tido, para que elas conseguissem chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos”, conta Daiana. “A todo momento, em algum lugar do Brasil, tem uma criança com um retinoblastoma não-diagnosticado, escondido lá dentro do olhinho. Nossa missão de vida é encontrá-lo e fazer com que essa criança vença”, diz Tiago.


Para realizar o sonho de zerar óbitos de retinoblastoma no Brasil e conseguir melhorar o tempo de diagnóstico, o casal idealizou a campanha DE OLHO NOS OLHINHOS que neste ano terá duas frentes: conscientização da população e dias especiais de atendimento, com 88 eventos em todos os estados do Brasil.


Deixe um comentário

Compartilhar artigo nas redes sociais

Outras publicações

Alerta à População: CBO adverte sobre ceratopigmentação de caráter exclusivamente estético Saúde Pública

Alerta à População: CBO adverte sobre ceratopigmentação de caráter exclusivamente estético

Denúncias em Mogi das Cruzes alertam para riscos do exercício ilegal da medicina em óticas Saúde Pública

Denúncias em Mogi das Cruzes alertam para riscos do exercício ilegal da medicina em óticas

Desabastecimento de medicamentos oftalmológicos no mercado brasileiro Saúde Pública

Desabastecimento de medicamentos oftalmológicos no mercado brasileiro

Conselho Brasileiro de Oftalmologia | Todos os direitos Reservados 2025
Rua Casa do Ator, 1117 Cj. 21 CEP: 04546-004 São Paulo - SP
Tel:+55(11)3266-4000 | www.cbo.com.br | Politica de Privacidade


Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube

Você precisa estar logado para acessar essa página

FALE COM O CBO