Jurídico

Em Alagoas, Promotoria de Justiça faz acordo com os oftalmologistas para coibir abusos na área da saúde ocular

Em Alagoas, Promotoria de Justiça faz acordo com os oftalmologistas para coibir abusos na área da saúde ocular

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 48/2024

DEPARTAMENTO JURÍDICO DO CBO

 

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), representado pelo seu Departamento Jurídico, e a Promotoria de Justiça do Consumidor de Maceió (AL) se reuniram para tratar sobre a atuação ilegal de óticas e optometristas na capital alagoana. O encontro contou com a presença da Presidente da Sociedade Alagoana de Oftalmologia (SAO), Theresa Ferro, e de Gabriella Lopes, também integrante da entidade.

Além dos representantes do CBO e da SAO, estiveram presentes o assessor jurídico da Vigilância Sanitária Municipal de Maceió e dois inspetores responsáveis pela fiscalização das óticas no município. Na oportunidade, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia esclareceu diversos questionamentos, entre eles, a impossibilidade de as óticas realizarem exames de vista e a falta de permissão para que optometristas prescrevam lentes de grau.

Ao fim do encontro, ficou acordado uma parceria entre o CBO e a vigilância local para impedir a realização de exames de vista de forma ilegal.  No caso, o Conselho está atuando com apoio à Vigilância encaminhando nomes de profissionais e estabelecimento que ultrapassam os limites da lei. Até o momento, três casos foram encaminhados para a análise dos técnicos.

Além disso, o CBO foi convidado a realizar uma palestra ou workshop para os fiscais da vigilância sanitária municipal de Maceió, com o objetivo de orientá-los sobre como identificar a realização de exames de vista ilegais em óticas e a aceitação de prescrições emitidas por optometristas.

Os trabalhos do CBO, com o suporte do Departamento Jurídico, se mantêm constantes, apelando aos órgãos e autoridades públicas respostas aos abusos cometidos por indivíduos e empresas com impacto direto na qualidade da saúde ocular dos brasileiros.


Deixe um comentário

Compartilhar artigo nas redes sociais

Outras publicações

Procon Estadual do Espírito Santo acolhe posicionamento do CBO e anuncia medidas conjuntas para coibir a oferta ilegal de exames de vista por óticas. Jurídico

Procon Estadual do Espírito Santo acolhe posicionamento do CBO e anuncia medidas conjuntas para coibir a oferta ilegal de exames de vista por óticas.

Justiça proíbe optometristas de realizarem exames oftalmológicos e implantes oculares no RN, reconhecendo exercício ilegal da medicina. Jurídico

Justiça proíbe optometristas de realizarem exames oftalmológicos e implantes oculares no RN, reconhecendo exercício ilegal da medicina.

DECISÃO FAVORÁVEL NA AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA A ÓTICA “FÁBRICA DE ÓCULOS QUIXADÁ” Jurídico

DECISÃO FAVORÁVEL NA AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA A ÓTICA “FÁBRICA DE ÓCULOS QUIXADÁ”

Conselho Brasileiro de Oftalmologia | Todos os direitos Reservados 2025
Rua Casa do Ator, 1117 Cj. 21 CEP: 04546-004 São Paulo - SP
Tel:+55(11)3266-4000 | www.cbo.com.br | Politica de Privacidade


Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube

Você precisa estar logado para acessar essa página

FALE COM O CBO